quinta-feira, 13 de maio de 2010

Oswaldo Cruz começa a instalar máquinas de radioterapia


Equipamentos que podem atender 80 pacientes de câncer por dia estavam encaixotados na unidade desde 2007

A espera dos pacientes de câncer por tratamento no Hospital Oswaldo Cruz está mais perto do fim. Os equipamentos de radioterapia que estavam encaixotados desde 2007 na unidade começaram a ser instalados nesta quinta-feira (13).

“A radioterapia total vai estar pronta em dez meses.A braquiterapia, que é o que está sendo feita hoje, estará instalada na próxima sexta-feira. Isso é de fundamental importância, porque eles vão tratar pacientes com câncer através deste processo, que é uma radioterapia localizada, muito útil nos casos de tumores ginecológicos e de próstata”, informou Raílton Bezerra, diretor do Hospital Oswaldo Cruz.

O Centro de Tratamento de Câncer do Hospital Oswaldo Cruz começou a ser construído no mês passado e terá capacidade para atender 80 pessoas por dia. As máquinas de radioterapia, adquiridas pelo Governo Federal e doadas ao hospital há mais de três anos, nunca chegaram a ser utilizadas.

Os equipamentos, avaliados em R$ 5 milhões não haviam saído das caixas porque faltava uma área para o centro e havia a necessidade de construção de um prédio específico protegido contra vazamentos e radiação.

O problema se arrastou por tanto tempo que foi parar em Brasília. Por meio de cinco reportagens exibidas pelo NETV, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tomou conhecimento do assunto e passou a tratar a questão como prioridade.

A construção do centro mobilizou também o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Os recursos, enfim, foram liberados. Foram R$ 3,3 milhões para pôr tudo em funcionamento, inclusive fazer a ampliação do setor de quimioterapia, que já está em obras. O centro deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário