segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Em 10 anos, a meta é dobrar a economia pernambucana, diz governador


 

O governador Eduardo Campos foi reeleito no primeiro turno das eleições de outubro com 82,84% dos votos válidos: a maior votação proporcional do Brasil. Durante a entrevista, Eduardo comentou sobre as metas da nova gestão para as principais áreas. Confira como foi:
NOVA GESTãO"Nós estamos começando não o quinto ano de governo, mas o primeiro ano de um novo governo que vai dar continuidade ao que nós começamos há quatro anos. Estamos animados, muita coisa está acontecendo de uma só vez em Pernambuco, por isso é preciso muito trabalho e entusiasmo para concluir uma série de obras em 2011. Temos a refinaria, a fábrica da Fiat, transposição, Transnordestina, duplicação de rodovias, construção de escolas técnicas... O ritmo tem que ser acelerado".
GOVERNO DILMA"Eu trabalhei com a Dilma na equipe do presidente Lula, prestei apoio à candidata desde o primeiro momento da eleição. Antes de ontem, em Brasília, ouvi dela 'conte comigo como você contou com o Lula'. Nós temos levado projetos consistentes para o Governo Federal, pois sabemos para onde Pernambuco tem que ir. Fizemos nosso dever de casa".
NOVAS SECRETARIAS"Daremos uma atenção especial à Copa do Mundo. São 120 mil pessoas trabalhando em diversas áreas, como educação, saúde... Para uma organização desse tamanho, é preciso aperfeiçoar as tecnologias da informação. Vamos reforçar também a área ambiental, que é um desafio global.  Além disso, criamos a secretaria de Trabalho e Qualificação, que vai atuar em parceria com a secretaria de Educação. Pernambuco precisa ter mais estrutura para gente garantir que todos os empregos gerados aqui sejam ocupados por pernambucanos e pernambucanas. Será um mutirão para qualificar os pernambucanos para os empregos que estão chegando. Tudo que foi plantado até agora, vamos colher nesses próximos quatro anos".
COPA DO MUNDO 2014"Em 2013, nós já esperamos ter jogos na Arena. Estamos candidatos à sede da Copa das Confederações, então nós queremos que Pernambuco seja o local mais seguro do Brasil. Vamos preparar tudo, treinar, porque uma Copa do Mundo envolve construção de hotéis e melhorias no transporte".
APOSENTADORIA"A data base é em junho e nós só vamos alterar remuneração após uma reunião com um conjunto de servidores. Ao longo desses quatro anos, procuramos recuperar o poder de compra. Todas as vezes que pudermos, vamos fazer reajustes. O que não podemos fazer é descumprir a lei de responsabilidade fiscal.  Vamos reajustar na medida em que subir a nossa receita, com todo o cuidado para não desobedecer à lei".
ECONOMIA"Em cada uma das microrregiões pernambucanas temos grandes empresas investindo. Tem a Ambev em Itapissuma, o Grupo Brennand em Goiana, em Salgueiro tem a Transnordestina e agora, a chegada da montadora Fiat. Por isso vamos qualificar o estado inteiro, deixar o povo preparado para as oportunidades e mudar o patamar econômico do Estado. Em 10 anos, a meta é dobrar a economia pernambucana. Dá muito trabalho, mas é prazeroso de fazer".
EDUCAçãO"Nós temos avançado muito na educação. Agora, o foco é a qualidade. Queremos implantar 300 escolas em tempo integral até 2014. Em relação às escolas técnicas, vamos sair de cinco para 60, inclusive haverá inauguração de uma escola técnica nesta segunda-feira, em Camaragibe. A partir da data base do serviço público, que é primeiro de junho, vamos sentar e conversar sobre o salário dos professores. Já aumentamos, mas queremos aumentar ainda mais. Além disso, também haverá concurso público. Sempre tem que ter, pois cerca de 800 professores se aposentam a cada ano".
SAúDE"Na verdade, a questão de saúde é um sistema. Precisamos que os municípios façam sua parte, cuidando de suas policlínicas, pois na hora que os municípios não cuidam, tudo isso estoura na porta das grandes emergências. Vamos chamar a atenção dos prefeitos e também do Governo Federal. é preciso arrumar mais recursos do SUS. A área de ortopedia, por exemplo, exige procedimentos caríssimos e o SUS remunera mal nosso Estado. Terminamos dois grandes hospitais, vamos concluir mais um hospital este ano, o Pelópidas, mas é preciso que cada um faça sua parte".
SEGURANçA"Nós temos valorizado as polícias. Foram oito mil policiais, entre civis e militares, contratados nesses quatro anos. Tratamos essas duas forças da mesma forma. Queremos que o Pacto pela Vida seja uma referência no país inteiro e, assim, que as polícias de Pernambuco sejam referência também. Estamos reduzindo, ano após ano, os índices de violência. Vamos fazer de Pernambuco a cidade mais segura da Copa do Mundo de 2014".

Fonte: pe360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário