sexta-feira, 30 de julho de 2010

Números da leptospirose aumentam em Pernambuco

A Secretaria de Saúde divulgou os números da leptospirose. Foram confirmados 37 casos da doença em Pernambuco. Uma pessoa morreu no município de Gravatá, no Agreste. Cento e oitenta casos estão sendo investigados.

Essa doença é transmitida quando o homem entra em contato com a urina do rato. E as chuvas aumentam as chances de contaminação. “Eu tenho notado casos graves, principalmente em jovens. Ontem mesmo eu estava no Hospital Oswaldo Cruz e soube de um registro de óbito”, disse a médica infectologista Heloísa Ramos Lacerda(foto) .

“Os números mostram que houve um aumento de casos em relação ao ano passado, mas grande parte ainda não foi confirmada, pois isso reuqer uma demanda de esforço, como exames. Os sintomas são confusos, pois são semelhantes às doenças infecciosas. São eles: febre alta, dor de cabeça e dores no corpo. Nos casos mais clássicos, os sintomas são olhos amarelos, dor na batata da perna e a pessoa deixa de urinar”, explicou.

Como prevenção, a médica recomenda usar botas e luvas para evitar o contato com água e lama contaminada. “A leptospira é um microorganismo que fica até seis meses na lama. Então o risco da pessoa adquirir é muito alto. É importante que ela fique atenta a esse risco. Diferente da dengue, a gente tem antibióticos específicos, que reduzem a chance de o caso ficar mais grave e a morte do paciente”, falou.

Se você tem alguma dúvida ou quer fazer uma denúncia sobre focos de leptospirose, basta ligar para a Ouvidoria de Saúde – PE, através do número 0800 286 2828.

Nenhum comentário:

Postar um comentário