domingo, 21 de novembro de 2010

Philips

A Philips anunciou na tarde desta sexta-feira (12) que encerrará suas atividades no Estado no próximo dia 10 de dezembro. Aplanta industrial pernambucana produz lâmpadas automotivas. Em nota, a empresa alega necessidade de adequação de custos emelhoria de competitividade. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), cerca de500 postos de trabalho serão fechados.
Funcionários ouvidos pela reportagem disseram que havia um boato de que a fábrica fecharia. "Eu já esperava por isso. Essapossibilidade foi comunicada desde o início do ano. Com a crise financeira, perdemos mercado", disse o operador de máquinas Armando Monção, 54 anos. Há 15 anos ele trabalha na unidade da Philips. Sua maior preocupação neste momento é com aaposentadoria. "Estou perto de me aposentar e não sei como vou ficar".
Os funcionários dos três turnos da empresa foram convocados na última quarta-feira (10) para uma reunião hoje. O dirigentesindical e mecânico da Philips, José Alves, 47, que trabalha na empresa há 25 anos, diz que foi pego de surpresa. "Ofechamento da indústria foi uma bomba que a gente recebeu. O boato que havia antes é que 150 funcionários seriam demitidos.
Agora dizem que vão encerrar as atividades. Alegam que produzindo (as lâmpadas automotivas) na China e trazendo para cá saimais em conta. Desde 2003 que a Philips vem tendo prejuízo", afirmou.
» LEIA A NOTA DA PHILIPS
Depois da reunião, todos os funcionários foram liberados e só voltam ao trabalho na terça-feira (16). A fábrica funcionanormalmente até o dia 10, quando a planta para definitivamente.
O que tranquiliza os empregados é a promessa que, segundo eles, foi feita pela Philips. A empresa teria se comprometido aoferecer cursos de capacitação e a encaminhar para outras indústrias, numa parceria com o governo do Estado. Uma consultoria começaria a conversar com os empregados na próxima terça-feira.
A nota enviada pela assessoria de imprensa da empresa, no entanto, não faz qualquer referência a cursos. Da parte do Governo de Pernambuco, as pessoas que atenderam os telefonemas feitos pela reportagem não sabiam sequer do fim das atividades da Philips.
O presidente do Sindmetal, Alberto Alves, aponta que os cursos são fundamentais para que os profissionais sejam aproveitadospelos empreendimentos existentes no Estado. "Essas novas vagas que estão surgindo aqui em Pernambuco exigem outrasqualificações, pois estas pessoas trabalham no setor eletro-eletrônico e a demanda existe no metal-mecânico".
PARQUE INDUSTRIAL - Com o fechamento da Philips, o parque industrial tende a ficar obsoleto. No local funcionavam uma linhade tubos de televisão da LG e outra de componentes eletrônicos da Fênix. As duas encerraram suas atividades no ano passado ecerca de 400 postos de trabalho foram fechados. Alguns trabalhadores foram aproveitados pela própria Philips e pela Elcoma,indústria de computadores instalada no local há dez anos.
A Elcoma tem um contrato de alguel do espaço que vence no final deste ano. A partir de 2011, a empresa também deve deixar a planta do Curado e migrar para o município de Vitória de Santo Antão. Já existe, inclusive, um contrato de intenção assinadocom a prefeitura.

Fonte: JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário