terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ferrovia vai conectar portos

MISSÃO VELHA (CE) - A Trans­nordestina será um canal de ligação não só entre os portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco, mas com os terminais marítimos de Santos e do Rio de Janeiro. O projeto de integrar a malha nordestina com a ferrovia Norte/Sul consta no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), segundo informou ontem o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. São planejados mais 10 mil quilômetros de trilhos. Além de carga, haverá transporte de passageiros.

“Será possível resgatar um valor que foi perdido, transportando pessoas a 200 quilômetros por hora”, observou. Figueiredo reforçou o esforço do presidente Lula para o andamento da malha nacional. “A ferrovia Norte/Sul, que era construída numa velocidade de 20 quilômetros por ano, no Governo Lula passou para 500 quilômetros/ano. Temos também a ferrovia Leste/Oes­te, que vai mudar a Bahia e a Transnordestina”.

Em Pernambuco a Transnordestina caminha melhor: mais de 90% do traçado já foi desapropriado e 11 mil pessoas estão empregadas. O impasse está no trecho que passa por Suape, cujo projeto foi alterado para que seja aproveitada a linha de uma malha antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário