sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Secretaria de Saúde confirma mais 8 casos de superbactéria em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou, nessa quinta-feira (02), mais oito casos de pacientes infectados pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). Com isso, sobre para 35 o número de casos diagnosticados no Estado.

Do total de infectados em Pernambuco, 26 pacientes continuam internados e quatro receberam alta. Outras cinco pessoas infectadas pela KPC morreram, segundo a secretaria. Os números consolidados são do final de novembro, mas foram divulgados nesta quinta.

Segundo Jaime Brito, gerente geral da Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), "apenas uma morte foi comprovadamente provocada pela KPC".

Em outros três casos, apesar de infectados, não há como definir se a morte foi causada pela bactéria, pois as pessoas já apresentavam outros tipos de infecções, diz a secretaria.

"Já o quinto paciente não apresentou infecção pela bactéria e, por isso, o óbito não tem relação com a KPC", afirma Brito.

No total, 18 hospitais de Pernambuco já notificaram a superbactéria à Secretaria Estadual de Saúde. Dos 35 casos, 24 foram constatados em hospitais públicos e 11 em unidades particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário