terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lula fala da Transnordestinas e do avanço da região Nordeste

A visita ao canteiro industrial aconteceu com, aproximadamente, 2 horas de atraso, nesta terça-feira (17)

Da redação do Moreno Noticias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitou o canteiro industrial da ferrovia Transnordestina, em Salgueiro, no Sertão pernambucano, nesta terça-feira (17). A visita aconteceu com, aproximadamente, duas horas de atraso.

Durante o evento, foi assinada, em Missão Velha (CE), a ordem de início da construção do trecho Missão Velha-Aurora (lote 1) da Transnordestina, com transmissão simultânea do evento para o município de Salgueiro, onde estará o presidente Lula. Com 50 quilômetros, o trecho terá investimento de R$ 163 milhões e empregará 1,2 mil trabalhadores.

“Estamos fazendo, no Nordeste, algumas obras que não são de hoje. Eu estava no Crato, em 1989, quando fui para o segundo turno com o Collor. O doutor Arraes me falava: ‘Lula, quando você ganhar, faz a transnordestina’”, contou.

“Para chegar onde estamos, demoramos cinco anos. Participei de 31 reuniões sobre a transnordestina. Isso porque, para realizar uma obra dessa magnitude, os transtornos são enormes. Quando resolvíamos os problemas de Pernambuco, aparecia no Piauí. Quando se resolvia no Piauí, aparecia um no Ceará”, explicou.

O projeto da Transnordestina tem investimentos totais da ordem de R$ 5,4 bilhões e prevê a construção de 1.728 quilômetros e a remodelação de 550 quilômetros. Atualmente, há obras em 1.343 quilômetros. Os trechos com obras mais avançadas, entre Missão Velha/CE e Salgueiro/PE (96 km), e entre Salgueiro/PE e Trindade/PE (163 km), serão concluídos em dezembro de 2010.

A conclusão total da ferrovia está prevista para até dezembro de 2012, e ligará o município de Eliseu Martins/PI aos portos de Suape(PE) e Pecém(CE), ao longo de seus 2.278 quilômetros de extensão.

No início da operação a ferrovia contará com 2,3 mil vagões e 56 locomotivas, com previsão de chegar em 2025 com 4.300 vagões e 110 locomotivas. A velocidade média será de 60 Km/h, com capacidade para transportar 30 milhões de toneladas/ano. De acordo com a Sudene, a Transnordestina tem potencial para gerar cerca de 550 mil empregos, diretos e indiretos.

Em discurso, o presidente falou de outros avanços econômicos que o governo Federal está trazendo para a região Nordeste. “Não é só a transnordestina, que liga Pernambuco ao Ceará. No Nordeste, nós vamos fazer uma refinaria de 600 mil barris por dia, no Maranhão. Um de 300 mil no Ceará. Uma refinaria e polo petroquímico em Suape, aqui em Pernambuco. Uma refinaria no Rio Grande do Norte. Uma siderúrgica em Fortaleza”, disse.

O presidente também fez questão de ressaltar que a grande quantidade de obras em uma região não significa que as outras estão sendo deixadas de lado. “Não estamos fazendo uma coisa em um Estado e tirando de outro. Estamos distribuindo o PIB em igualdades de condições, para que daqui a alguns anos o Brasil seja mais justo, e faça a compensação que tem que fazer na parte mais sofrida do País”.

TRANSPOSIÇÃO
O presidente refutou as críticas que recebe desde que o projeto da transposição das águas do rio São Francisco foi anunciado. Ele afirmou que apenas as pessoas que não conhecem as necessidades dos nordestinos podem dizer que a obra é uma má ideia. “Quem abre a geladeira e bebe uma água gelada, não tem ideia da dificuldade que é carregar um balde de água na cabeça. Não quero levar caminhão pipa. Quero que a solução seja algo real”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário