terça-feira, 14 de setembro de 2010

Açai - Dicas Saudáveis

Açai na tigela
Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, espécie nativa da região amazônica, dos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre. O fruto é usado no preparo de bebidas, doces, geléias, sorvetes, iogurtes.

Na Amazônia, a forma tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca, tapioca ou como acompanhamento de peixe assado ou camarão. A polpa do fruto é retirada em máquina própria ou manualmente, após ter ficado de molho.

Nas demais regiões do Brasil, o fruto é conhecido na versão “açaí na tigela”, uma preparação da polpa congelada, batida com xarope de guaraná na qual podem ser adicionadas frutas e cereais. A pasta parecida com o sorvete é muito apreciada por desportistas. O açaí é muito usado também para a produção de um refresco, o “vinho” de açaí.

A fruta característica da região Norte do Brasil, tem sido bastante procurada por quem pratica atividades físicas, ganhando espaço na dieta dos adeptos de uma vida saudável, além de ser objeto de estudo de várias pesquisas científicas que apontam seu alto valor nutricional.

O fruto é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais, como ferro, fósforo, cálcio, potássio. Em razão dos seus nutrientes, o açaí proporciona os seguintes benefícios à saúde: combate os radicais livres, facilita o trânsito intestinal, favorece a circulação sanguínea. Segundo especialistas, os benefícios são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa, como a utilizada no preparo de açaí na tigela. Alertam também para o alto valor calórico do açaí, 247 calorias em 100 gramas.

O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, além de proteínas, minerais como potássio e cálcio e vitamina E.

4ª Reportagem

Agradecimento: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário